É muito importante cuidar do nosso sistema imunológico no inverno.
Para fugir das oportunistas e típicas doenças do tempo frio, é necessário reforçar a imunologia. Algumas dicas nutricionais podem ajudar muito nesse sentindo, ajudando você a prevenir essas afecções da estação.
O Trio Imunológico é uma dica bastante estratégica, em se tratando de imunidade.
Estamos falando dos alimentos – Vitamina C, Glutamina e Cogumelo – um trio que proporciona a prevenção orgânica de gripes, alergias e resfriados, viroses, preparando bem o seu organismo para a chegada da estação mais fria do ano.
O trio imunológico é responsável por garantir a defesa do organismo e manter o corpo funcionando livre de bactérias, vírus e parasitas. A união desses nutrientes faz a limpeza do organismo, ou seja, retira as células mortas.
Acompanhe, melhor, as dicas:
1 – Vitamina C
A Vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que têm a função de combater microorganismos e estruturas estranhas ao corpo. O nutriente também aumenta os níveis de anticorpos no organismo. A vitamina C é uma parte importante das funções de edifício básico do seu corpo e seu sistema de proteção e prevenção de doenças, além de ser um potente antioxidante que pode ajudar a bloquear danos dos radicais livres.
A Vitamina C também aumenta a absorção de ferro e é essencial para a produção de colágeno, uma proteína que une as células e é o alicerce dos tecidos conjuntivos por todo o corpo, sendo necessária para o crescimento e reparação de tecidos. Ela ainda ajuda a curar feridas e a reparar e manter saudáveis os dentes, os ossos e as cartilagens.
Há muito a ciência já sabe que essa vitamina é uma poderosa proteção contra muitas doenças e condições médicas, incluindo afecções cardíacas, colesterol alto, hipertensão arterial, resfriado comum, osteoartrite, obesidade e perda de peso, catarata, degeneração macular relacionada à idade, diabetes, doença de Alzheimer e outros tipos de demência. Quando seu corpo enfrenta o tratamento para a cura de infecções,, lesões, doenças ou cirurgias, ele precisa de grandes quantidades de vitamina C.
A vitamina C que encontramos em laranjas, limões, toranjas, tangerina, acerola, caju, morango, tomate, pimentão, repolho e vegetais verde escuros, talvez seja o nutriente mais conhecido para a proteção do organismo, já que é fundamental nos processos de cicatrização de feridas, fraturas e contusões, além de atuar no processo inflamatório e na integridade das mucosas.
2 – Cogumelo do Sol
O Cogumelo do Sol é uma planta medicinal também conhecida como Agaricus, Agaricus blazei, Agaricus blazei murill, Agaricus subrufescens, Agaricus sylvaticus, Agaricus brasiliensis, Agaricus rufotegulis e outros nomes populares. Este cogumelo também é conhecido por ser um cogumelo medicinal, graças as suas propriedades terapêuticas, vez que estudos indicam que ele pode estimular o sistema imunológico e tratar doenças cardiovasculares, hepatite, colesterol alto, diabetes e doenças de pele.
O Agaricus blazei tem sido utilizado na medicina complementar e alternativa para o tratamento de muitas doenças imunológicas e está sendo estudado como potencial alternativa natural para o tratamento do câncer. Tradicionalmente, ele já era utilizado para tratar muitas doenças comuns, como doenças cardiovasculares, hepatite, colesterol alto, diabetes e doenças de pele, como o eczema.
Conforme as pesquisas científicas realizadas com o cogumelo Agaricus blazei, seus ingredientes ativos, os polissacarídeos b-1,3 / b-1,6-glucan e seu excelente perfil nutricional (vitaminas, minerais e aminoácidos) podem proporcionar resultados benéficos com seu consumo regular, nas seguintes situações:
- Homens, mulheres e crianças com o sistema imunológico prejudicado ou suprimido por qualquer causa;
- Homens, mulheres e crianças com alta ocorrência de doenças infecciosas, incluindo as gripes e resfriados; pessoas com alergias ou inflamações na pele;
- Homens, mulheres e crianças em processos de quimioterapia ou radioterapia;
- Pessoas com mais de 40 anos de idade cujas funções do organismo e do sistema imunológico começam a ficar mais lentas devido o processo natural de envelhecimento;
- Homens e mulheres afetados pela produção extra de radicais livres provenientes de fontes externas, tais como radiação UV, campos eletromagnéticos, hábitos nutricionais pobres, etc…;
- Pessoas com doenças crônicas tais como diabetes, inflamações crônicas ou fadiga crônica;
- Atletas profissionais ou amadores ou pessoas que desempenhem atividades que requerem esforço excessivo;
- Pessoas acometidas por estresse físico ou emocional;
- Homens ou mulheres com alto risco de aterosclerose;
- Pessoas com níveis de colesterol alto; usuários de drogas em processo de desintoxicação (álcool, cigarro, cocaína e similares, etc.)
3 – Glutamina
A Glutamina é o aminoácido livre mais abundante no plasma e tecido muscular e é utilizada, em altas taxas, por células de divisão rápida, incluindo leucócitos para fornecer energia e favorecer a biossíntese de nucleotídeos. Entretanto, durante vários estados catabólicos como infecção, cirurgia, trauma e acidose, a homeostase da glutamina é alterada e suas reservas, particularmente no músculo esquelético, são depletadas.
Este aminoácido tem despertado bastante interesse por sua capacidade de interferir no funcionamento de células do sistema imune, pois é uma fonte energética importante para os macrófagos, linfócitos e demais células do sistema imunológico, que utilizam a glutamina de forma semelhante à utilização da glicose.
Os potenciais efeitos benéficos da suplementação da glutamina são: aumentar a síntese de glutationa, potencializando as defesas antioxidantes; manter a integridade da mucosa intestinal (fonte energética para enterócitos – células intestinais), evitando a translocação bacteriana – mudança de local de uma bactéria, o que pode resultar numa infecção generalizada; aumentar a síntese de proteínas da resposta inflamatória, atenuando o processo inflamatório; preservar a função imune, servindo de fonte energética para linfócitos e precursores de citocinas.
A glutamina aumenta a barreira intestinal, beneficiando a cura de inúmeras doenças e desordens gastrointestinais, como a síndrome do colón irritável.
A suplementação do nutriente deve ser indicada por profissional nutricionista ou médico, levando em conta as necessidades individuais, ingestão alimentar, atividade física e fases do treinamento. Utilizar suplemento sem indicação pode fazer mal à saúde.
Para ajudar a atuação do trio imunológico devemos associar os probióticos, que são bactérias benéficas que ajudam a regularizar a flora intestinal e estão presentes no iogurte e em suplementos alimentares. Inclua alimentos saudáveis em sua dieta para uma vida mais saudável.
Eliane Petean Arena
Nutricionista
Gostou deste artigo?
http://www.ncbauru.com.br/imprensa/artigos” target=”_blank”>Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde! Não se esqueça de curtir nossa página no facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!