Os bons hábitos da Dieta Ayurvédica

Ayurveda é o nome dado ao conhecimento médico, desenvolvido na Índia, há cerca de 7 mil anos, o que faz dele um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, ciência (veda) da vida (ayur).

Essa prática milenar é considerada a medicina oficial da Índia e tem se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina não tradicional. No Brasil, ela é praticada principalmente por psicólogos e fisioterapeutas, mas está também sendo aos poucos reconhecida e agora foi inserida no sistema público de saúde nacional.

Segundo a dieta ayurvédica, os sabores doces, salgado, amargo, ácido, adstringente e picante devem estar todos presentes na mesma refeição.

Você não precisa ser um expert ou seguir com afinco a medicina ayurvédica para incorporar à dieta alguns hábitos dessa ciência milenar indiana. Baseadas nos ensinamentos que conquistaram as atrizes de Hollywood, Gwyneth Paltrow e Cate Blanchett, pequenas mudanças na forma de se alimentar podem ajudar a perder aqueles quilinhos que cismam em não ir embora.

A Ayurveda utiliza técnicas que diminuem a resistência à perda de peso através de alimentos específicos e hábitos diários que evitam a inflamação do sistema digestivo, considerado um dos grandes vilões quando o corpo começa a envelhecer.

Um dos pilares desse tipo de alimentação é o chá detox que melhorar a digestão, auxilia na a queima da gordura e na eliminação das toxinas. O preparo é simples: ferva quatro a cinco copos de água pela manhã. Adicione meia colher de chá de sementes de cominho, de coentro e de erva-doce e continue a ferver por mais cinco minutos. Coe, coloque numa garrafa térmica e tome, pequenas quantidades durante todo o dia, principalmente depois das refeições. O segredo é fazer um novo chá a cada manhã. Se por acaso a bebida ficar muito forte, coloque apenas um quarto de uma colher de chá de cada semente, mantendo a mesma quantidade de água.

Outro preceito da dieta ayurvédca é o almoço reforçado. O segredo indiano na manutenção do peso é comer 50% das calorias do dia, na refeição do almoço, considera pelos seguidores dessa filosofia indiana, a refeição mais importante do dia. Realmente! Esta é a hora em que o sistema digestivo está funcionando a todo vapor e por isso, nosso corpo está mais propício a digerir tudo o que ingerimos.

No jantar, deve-se ingerir o menor número possível de calorias e sempre fazer essa refeição até as 19h.

O estômago deve ser dividido em três partes: uma parte de comida (essa quantidade deve dar nas duas palmas das mãos juntas), uma de líquido (de preferência morno e nunca gelado) e uma parte vazia, deixando espaço para o trabalho digestivo. Daí a restrição ao hábito de sair empanturrado da mesa.

Segundo a dieta ayuvérdica, um dos segredos para que se coma pouco é colocar os sabores doce, salgado, amargo, ácido, adstringente e picante numa única refeição. Juntos, eles ajudam na digestão, na absorção adequada dos nutrientes e na queima de gordura. Para garantir a presença de todos esses sabores, use a “massala”, um mix de especiarias que tempera sopas, legumes ou qualquer outra refeição.

E como fazer a massala?

Use os seguintes ingredientes: 1 colher (sopa) de cominho em pó ,  1 e 1/2 colher (chá) de semente de coentro em pó /, 1 e 1/2 colher (chá) de gengibre em pó , 1 e 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída , 1 colher (chá) de canela em pó , 1/2 colher (chá) de cravo-da-índia em pó , 1/2 colher (chá) de noz-moscada em pó.

Em uma frigideira, toste rapidamente todos os ingredientes, como se fosse preparar uma farofa. Apague o fogo e armazene num pequeno vidro para que você possa carregar na bolsa e assim usá-lo no almoço e no jantar.

Outro segredinho ayurvédico é o intervalo entre as refeições. A Ayurveda diz que o tempo de uma digestão normal deveria ser em torno de quatro horas. Espaços muito maiores ou menores do que esse, indicam algum desequilíbrio. Desequilíbrio traz toxinas que criam as doenças físicas e mentais. Uma alimentação regular, no mesmo horário, todos os dias, é fundamental.

ELIANE PETEAN ARENA

Nutricionista

Gostou deste artigo?

Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde! Não se esqueça de curtir nossa página no facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!