A vida moderna é cheia de desafios e pressões e, é claro que, em algum momento, todos nós ficamos estressados. As cobranças do dia a dia nos empurram em várias direções – família, trabalho, finanças – tornando o presente exigente demais para o corpo e a mente.
O estresse é um problema recorrente nos dias de hoje. Essa disfunção está associada ao nosso estilo de vida e também a maneira como reagimos às pressões da vida.
O resultado do estresse é um variado espectro de problemas físicos, emocionais, mentais e até energéticos, que variam de pessoa para pessoa. As oscilações de humor, os desequilíbrios do sono e o cansaço, também são características dessa doença, incluindo no quadro diversos tipos de problemas com o peso.
A boa notícia é que, mais do que nunca, os alimentos estão entrando nos protocolos de tratamento do estresse!
Com uma dieta específica e balanceada, é possível regular o funcionamento dos sistemas digestório, cardiovascular e imunológico e equilibrar a produção de hormônios fundamentais, como adrenalina, noradrenalina e cortisol.
A pessoa que se encontra estressada deve fazer uma verdadeira desintoxicação alimentar, pois, sem sombra de dúvidas, se organismo se encontra severamente intoxicado e isso é uma situação caótica para a homeostase, o que atrapalha muito o tratamento do estresse.
A Dieta com função neurodetox é composta de alimentos “neurodex”, que são aqueles que afetam o estado emocional e ajudam a pessoa a resgatar a calma.
E quais são os alimentos neurodetox?
Chocolate amargo, manga aveia, salmão, gengibre, peru, castanha-do-pará, mirtilo, pistache, damasco, espinafre, batata doce, maçã, uva, cereja, arroz integral, cogumelo, beterraba, abacate, ovo, canela, cranberry, iogurte natural, pipoca, amêndoa, banana. Mas qual a função de cada um destes alimentos na desintoxicação a nível de emocional?
Conheça o cardápio completo da Dieta Neurodetox e vá conciliando aos seus hábitos alimentares do dia a dia. Como resultado, você irá perceber a importância que tem os nutrientes na recuperação do estado de estresse.
O Chocolate amargo diminui o cortisol e outros hormônios liberados nas situações de pressão. Além disso, ele estimula o bom humor, a formação de nova energia e diminui os hormônios do estresse. Os estressados devem comer, todos os dias, 30 gramas de chocolate com uma maçã.
A Manga é muito fortalecedora, pois sua polpa madura contém três vezes mais vitamina c do que um copo de suco de laranja. Além disso, a manga regula os hormônios do estresse e a pressão arterial.
A Aveia, consumida diariamente, reduz os efeitos do estresse, auxilia o sistema digestório e ajuda estabilizar os níveis de energia e de açúcar no sangue. A fruta também é rica em magnésio que combate a irritabilidade e a ansiedade. Use em mingau ou iogurte ou tortas ou refeições.
A aveia é um fito nutriente que protege o corpo de doenças cardiovasculares, por isso funciona como protetora do corpo exposto aos altos níveis de adrenalina.
O Salmão é rico em vitaminas do complexo B, que combatem o estresse, são benéficas para o sistema nervoso e ajudam a produzir serotonina, a substância da felicidade. Além do mais, o consumo do peixe melhora a memória e a concentração, auxiliando no alívio das inflamações. Use com ovos mexidos, para o café da manhã ou em risotos, além de consumir o peixe grelhado com temperos saudáveis.
O Gengibre atenua os sintomas do estresse, estimula a libido e o bom humor e tem ação analgésica para dores de cabeça e musculares. O gingerol é um fito nutriente que estimula as papilas gustativas, melhorando até a digestão dos alimentos. Use em chás, sopas, saldas e frutas.
O Peru tem aminoácidos que promovem uma sensação de calma e ainda melhoram o humor e regulam o ciclo do sono. Rica em triptofano, a ave estimula a liberação de serotonina, melhorando o humor e o sono. Use em salada de folhas, frutas e cubos de batata doce.
A Castanha-do-pará é a melhor fonte de selênio que traz vários benefícios associados a diminuição do estresse. Ela também é rica em zinco, que melhora o equilíbrio hormonal, o nível de energia e a memória. Use no musli matinal.
O Mirtilo aumenta os níveis de energia, reduz a pressão arterial, diminui o impacto físico e emocional do estresse, reduz inflamação e melhora a memória. Use em cereais matinais e iogurte.
O Pistache diminui os efeitos nocivos da pressão alta, equilibra o nível de açúcar no sangue, protege o coração, alivia inflamações e fortalece o sistema imunológico. Use em salada de frutas e legumes.
O Damasco auxilia as dores de cabeça e a tensão muscular, diminui a palpitação característica dos picos de estresse, aumenta à oxigenação do sangue e combate à fadiga. Use em saladas, doces e em pratos com frango.
O Espinafre evita picos de pressão, relaxa músculos, promove sono reparador, diminui ansiedade, regula hormônios do estresse e aumenta o bem-estar em geral. Use em sopas, saladas, sanduíche e legumes.
A Batata doce diminui inflamação, regula o açúcar no sangue, ajuda na digestão, contribui para o relaxamento e estimula o bom humor. Use em sopas, caçarolas de legumes e com proteínas.
A Maçã promove otimização na função hepática, reduz cortisol, diminui depressão, estimula a digestão e é um poderoso antioxidante. Use em pratos com repolho, recheio de frango e salda de fruta.
A Uva faz bem para o coração, ajuda a prevenir indigestão e úlceras estomacais. Além de melhorar a concentração, a uva é um remédio tradicional contra a fadiga. Use em saladas.
A Cereja reduz inflamação, ajuda a estimular um sono reparador, melhora a concentração, alivia a depressão e diminui a compulsão por alimentos. Use em vitaminas matinais, iogurtes e sucos.
O Arroz integral reduz o nível de cortisol, alivia ansiedade e as dores de cabeça, promove mais energia e restabelece a calma. Use com nozes, cebolinha e ervilha. O Cogumelo melhora as funções endócrinas, estimula o humor, aumenta a imunidade e ajuda na produção de células do sangue. Use em sopas, omeletes e carnes.
A Beterraba contribui com o relaxamento, reduz a pressão arterial, produz energia e estimula a saúde do sistema nervoso, em geral. Use em sopas e saladas.
O Abacate reduz o colesterol, melhora a imunidade, facilita a digestão, aumenta a absorção dos nutrientes e melhora a pele. Use em omelete, vitaminados e saladas.
O Ovo estimula o estado de alerta, promove a saúde do cérebro e do sistema nervoso, aumentando o nível de energia e auxiliando muito o trabalho das suprarrenais. Use em omeletes, ovos mexidos, saladas, caçarola de legumes.
A Canela atua contra o nível de açúcar no sangue, aumentando a imunidade, estimulando o funcionamento do cérebro e protegendo contra doenças cardiovasculares. Tempero com efeito calmante, a canela combate inflamação e reduz o nível de cortisol. Use em mingaus, sucos e iogurtes.
O Cranberry – equilibra o nível de açúcar no sangue, reduz inflamação, protege o cérebro contra o estresse, estimula a digestão e previne úlceras estomacais. Use em frango, recheios de torta e suco.
O Iogurte natural estimula a digestão, reduz o risco da pressão alta e aumenta absorção das vitaminas do complexo B. Além disso, o seu consumo beneficia os sistemas digestório e imunológico e até mesmo a saúde emocional. Use em fruta, vitaminados e cremes.
A Pipoca aumenta os níveis de energia e protege de doenças associadas ao estresse. Excelente fonte de fibras, ela se caracteriza pelos carboidratos de liberação lenta e pela presença de proteínas. Use em saladas e sopas.
A Amêndoa diminui o colesterol ruim, aumenta os níveis de energia, ajuda a relaxar, protege o coração, combate o estresse e melhora a imunidade. Use em saladas, frutas e cereais.
A Banana protege o sistema nervoso, estimula o bom humor, promove sensação de calma e dá energia. Use em vitaminados, salda de fruta e recheio de tapioca.
ELIANE PETEAN ARENA
Nutricionista
Gostou deste artigo?
Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde! Não se esqueça de curtir nossa página no facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!