Os sulfitos são substâncias que evitam o desenvolvimento de microrganismos e ajudam a manter a cor original dos alimentos industrializados. Essa é uma prática comercial das indústrias com seus produtos alimentícios, mas quando os ingerimos, em doses elevadas, estes conservantes podem ser tóxicos e trazer consequências desagradáveis para a nossa saúde.
A ingestão de quantidades diárias acima de 0,7 miligramas por quilo, pode provocar, entre outras reações, dores de cabeça e abdominais, náuseas, vômitos e diarreia, bem como reações asmáticas graves e, em casos extremos, a morte.
Os sulfitos, que incluem o dióxido de enxofre (SO2) e seus sais de sódio, potássio e cálcio (Na, K e Ca), são amplamente utilizados devido ao efeito inibitório sobre as bactérias, bolores e leveduras, além do seu efeito inibidor de reações de escurecimento enzimático durante processamento e estocagem.
O uso desses conservantes adicionados aos alimentos deve ser monitorado para evitar que o consumo humano não ultrapasse a Ingestão Diária Aceitável (IDA – 0,7 mg/kg peso corpóreo). Inúmeras reações adversas têm sido relatadas por pessoas sensíveis aos sulfatos, como por exemplo os ataques asmáticos e as urticárias.
É importante suscitar a realização de novas pesquisas, que indiquem às indústrias, substitutos para esse aditivo, que tenham sua eficiência na conservação dos alimentos sem, contudo, prejudicar tanto a saúde.
ELIANE PETEAN ARENA
Nutricionista
Gostou deste artigo?
Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde! Não se esqueça de curtir nossa página no facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!