A dieta infantil sem lactose

A lactose é o açúcar naturalmente presente no leite.

Quando o nosso corpo vai metabolizar o leite ingerido, ele precisa de uma enzima chamada lactase. É esse composto químico que vai romper a lactose, transformando-a em galactose e glucose. O problema é que, em algumas pessoas, esse metabolismo não acontece, por falta dessa importante enzima e essa deficiência é chamada de “intolerância a lactose”.

Na ausência da lactase na mucosa intestinal, a lactose não pode ser absorvida e utilizada pelo corpo. Quando atinge o cólon, os microorganismos a fermentam, gerando a produção de ácidos e gases que desencadeiam em desagradáveis sintomas, tais como, as dores de barriga, a flatulência, a diarreia e o inchaço no abdômen.

O tratamento da intolerância leva ao desaparecimento progressivo dos sintomas, mas uma preocupação dos nutricionistas, com a redução da lactose na alimentação, é garantir o fornecimento de quantidades apropriadas de proteínas, cálcio, riboflavina e vitamina D, já que a maior fonte desses nutrientes é o leite e os seus derivados.

No tratamento das crianças, é fundamental um bom planejamento dietético com suplementos para manter o crescimento e o desenvolvimento adequados.

Para prevenir carências nutricionais, os pacientes com esse tipo de intolerância precisam ter um esquema alimentar estratégico com alimentos naturais a base de leites vegetais (arroz, amêndoas e aveia), folhas verdes escuras, frutas antioxidantes (morango, limão, abacaxi, amora e cramberry), além de legumes (abobora, milho, vagem, beterraba).

Tratamento da intolerância a lactose não se resume a simples exclusão do leite e seus derivados do cardápio. Consulte um nutricionista para um bom resultado e viva feliz.

 

ELIANE PETEAN ARENA

Nutricionista

Gostou deste artigo?

Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde! Não se esqueça de curtir nossa página no facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!