A Frutose é um monossacarídeo frequentemente presente em sucos de frutas naturais e artificiais, sendo utilizada pelo corpo para produzir energia. Muito importante para o organismo, sem dúvida, mas algumas pessoas sentem intolerância a presença desse monossacarídeo. Mas, como isso ocorre?
Em determinados alimentos, a concentração de frutose apresenta um excesso de glicose e como consequência, alguns indivíduos podem apresentar má absorção à frutose, após ingeri-los. Quando isso ocorre, uma série de sintomas desagradáveis podem ocorrer, incluindo a intolerância à lactose e alergia alimentar.
A má absorção da frutose por um organismo pode levar a intolerância e a síndrome do intestino irritável, com a presença de diarréia e dor abdominal. Frequentemente observados em consultórios de pediatras, gastroenterologistas e nutricionistas, esses são os transtornos com maior prevalência, responsáveis pela má absorção à frutose.
A frutose está presente em muitos alimentos, mas as principais fontes são as frutas (maçã, pêra e caqui) e o mel, além disso, alguns produtos industrializados, também a contêm. Trinta por cento mais doce do que o açúcar normal, a frutose é usada pela indústria em muitos produtos. Em nosso organismo há um receptor para a frutose, que se chama Glut -5. Esse receptor é responsável por fazer com que o intestino absorva esse açúcar, atuando como uma verdadeira porta de entrada. Em nosso intestino temos a presença de cerca de 1,5 quilo de bactérias. Quando a frutose não é processada, essa flora bacteriana se alimenta dela e libera hidrogênio que vai sendo absorvido pelo organismo. Chegando aos pulmões, esse hidrogênio pode desencadear problemas pulmonares. O Alívio dos sintomas ocorre depois que a frutose é eliminada da dieta.
A frutose está presente em muitos alimentos, mas as principais fontes são as frutas (maçã, pêra e caqui) e o mel, além de alguns produtos industrializados.
É fundamental detectar a intolerância digestiva a frutose para definir uma linha de tratamento nutricional apropriada.
Conheça os Exames de Nutrintolerância, uma exclusividade do Centro Nutrição Celular, em Bauru. Através dessa nova metodologia, você tem a disposição um novo programa com testes de medição de reações orgânicas, que verificam a intolerância do organismo a cerca de 800 alimentos, de forma fácil e segura, simplesmente avaliando o corpo, quanto a funcionalidade de sua produção de todas os tipos de enzimas digestivas.
Além de diagnosticar, você também irá tratar a intolerância com o apoio de um verdadeiro programa de apoio. A metodologia consiste na realização de um plano alimentar, com alimentos divididos em 36 grupos e uma sequência de testes que avaliam a existência de reações negativas de produção de enzimas, responsáveis pela digestão dos elementos potenciais da hipersensibilidade.
ELIANE PETEAN ARENA
Nutricionista
Gostou deste artigo?
Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde! Não se esqueça de curtir nossa página no facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!