Fruto do tomateiro, o tomate vem da familia das pimentas, pimentões e berinjelas e pode reparar como a consistência de todos eles é bem parecida.
Apesar de bastante associado a cozinha italiana, o tomate já era preparado por cozinheiros incas, maias e astecas. Isso, muito antes de ser levado para a Europa. Curiosamente, no início de sua exploração, os europeus usavam o tomate apenas como elemento decorativo, temendo que a fruta fosse venenosa.
Função
O tomate tem ação: antitóxica; laxante; antioxidante e anticancerígena, devido à presença do licopeno. A fruta também ajuda o organismo a combater infecções; combate o desgaste mental, as perturbações digestivas e as pulmonares.
Observações
O consumo regular de tomate, diminui o risco de câncer da próstata, de acordo com pesquisas da Universidade de Harvard. É preciso cuidado com o uso excessivo, porque, tanto crus quanto cozidos, podem causar azia e má digestão, além de serem causa de alergias.
Partes usadas
Fruta
Principios ativos
Sais minerais: Potássio; Sódio; Fósforo; Cálcio; Cloro; Magnésio; Ferro; Potássio; Vitaminas: Beta-caroteno (Provitamina A); Complexo B; C; E; Licopeno, uma substância que lhe dá a cor vermelha.
Modo de usar:
20 gramas por dia, durante 12 meses
DA FEIRA A FARMÁCIA
NATUROTERAPIA NUTRICIONAL
“Os maravilhosos remédios da natureza”
Eliane Petean Arena
Nutricionista – CRN: 3267
Farmacêutica Eespecialista em Fitoterapia– CRF: 15154
Gostou deste artigo?
Clique aqui e confira todos os posts da série Da Feira à Farmácia!