Vegetarianismo X Hipertrofia

A dieta possui um papel fundamental para a hipertrofia muscular. Todos nós sabemos que as proteínas são os macronutrientes necessários para que ocorra a “construção” de massa muscular uma vez que elas são matérias primas para o anabolismo muscular. Mas, será que um vegetariano pode ter ganhos significativos?

0716_Centro-Nutricao-Celular_Nutrifitness_Vegetarianismo-e-a-Hipertrofia-Site

As proteínas são divididas em dois grupos: as proteínas de alto valor biológico (AVB) e as proteínas de baixo valor biológico (BVB). O que as diferem entre si e a qualidade dos aminoácidos que as formam. Se uma proteína tem alto valor biológico quer dizer que ela possui todos os aminoácidos essenciais (ou seja, que precisam ser ingeridos através da alimentação) em quantidades adequadas. Já, as de baixo valor biológico não possuem todos esses aminoácidos essenciais em quantidades adequadas.

Existem vários fisiculturistas que são vegetarianos e até alguns veganos. Para eles, existem suplementos proteicos feitos através do arroz e de outros cereais que podem auxiliá-los no processo de hipertrofia.

As proteínas AVB são encontradas nas carnes, leite e ovos e as de BVB são encontradas nos cereais (como o arroz) e nas leguminosas (como feijão, grão de bico, lentilha, entre outros). Além disso, o valor biológico determina também quanto dessa proteína ingerida será absorvida pelo nosso organismo. Além das AVB serem mais completas, elas também são as proteínas que melhor serão absorvidas.

Os vegetarianos são pessoas que não consomem carne de origem animal, ou seja, ingerem proteínas através dos ovos, laticínios, leguminosas e cereais. E apesar, da não ingestão de carne, eles conseguem atingir uma alimentação rica em proteínas AVB se forem acompanhados de uma nutricionista.

Na verdade, existem vários fisiculturistas que são vegetarianos e até alguns veganos (pessoas que não consomem nenhum tipo de alimento de origem animal, como carne, laticínios e ovos). Para eles, existem suplementos proteicos feitos através do arroz e de outros cereais que podem auxiliá-los no processo de hipertrofia.

Tudo consiste em planejamento: se um vegetariano tiver acompanhamento com uma nutricionista esportiva ela irá calcular a necessidade proteica desse paciente e prescrever uma dieta rica e completa para o objetivo dele. Por isso, se você pensa em se tornar um vegetariano, procure uma boa nutricionista para que não tenha falta de nenhum macro ou micronutriente em sua dieta. E se você já for um, seus ganhos musculares acontecerão da mesma forma de um praticante que consome carne animal.

 

ISABELA LAZZARINI LOPES

Gostou deste artigo? CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde