Verdura de folhas pequenas e sabor picante, o agrião é muito popular em saladas, mas a cozinha mais sofisticada recomenda sua inclusão em pratos quentes, recheios e acompanhamentos de purês.
Com suas pouquíssimas calorias e ausência de gorduras, o agrião é um bom companheiro das dietas e pode também virar xarope, nos casos de gripes fortes com tosses agudas.
Um erro que muita gente comete é consumir apenas as folhas, quando os talos é que possuem a maior quantidade dos nutrientes.
Função:
Conhecido como um tônico e estimulante, o agrião ajuda a abrir o apetite das pessoas que têm dificuldade para comer, além do mais suas funções antinflamatórias colaboram muito para diminuir os quadros de afecções pulmonares e cutâneas. Com seu grande conteúdo de fibras, o agrião também ajuda a controlar as taxas de açúcar do sangue e graças ao seu potássio, mantêm a pressão saudável.
Princípios ativos:
O agrião possui glicosídeos: gliconasturciina em forma de sal potásico (80%); fermento: mirosina; sais minerais, principalmente o iodo; vitaminas: A,C,D e E; óleo essencial: mostarda feniletílica; proteínas; carotenos e clorofila.
Modo de usar:
O xarope frio de agrião deve conter 2 colheres de sopa de erva com 1 xícara de chá de água, 1 colher de mel e 10 gotas de própolis. No preparo, a mistura deve ser fervida e coada. Nas afecções respiratórias, ingerir 1 colher de do liquido, 3 x ao dia, com intervalos de 12 horas.
DA FEIRA A FARMÁCIA
NATUROTERAPIA NUTRICIONAL
“Os maravilhosos remédios da natureza”
Eliane Petean Arena
Nutricionista – CRN: 3267
Farmacêutica Eespecialista em Fitoterapia– CRF: 15154
Gostou deste artigo?
Clique aqui e confira todos os posts da série Da Feira à Farmácia!