A verdade sobre os alimentos processados

A correria da vida cotidiana e os avanços na indústria alimentícia fizeram com que fossem criados diversos produtos e alimentos projetados para facilitar o processo da alimentação. A alta escala de produção visando lucro e a diminuição do tempo de preparo dos alimentos são dois fatores que foram muito beneficiados com esses novos produtos, entretanto, a saúde de quem os consume foi deixada de lado. Afinal, qual a verdade sobre os alimentos industrializados?

0604-Nutrifitness-A-verdade-sobre-os-alimentos-processados-SITE

Antigamente, os alimentos eram apenas encontrados in natura, ou seja, na sua forma natural como os legumes, frutas, verduras, carnes. Porém, o avanço da indústria fez com que novas categorias de alimentos fossem produzidos, como: alimentos minimamente processados: são alimentos que precisam passar por algum processo como higienização, pasteurização, porém, sem que nenhuma substância química seja agregada a ele, como por exemplo, cozinhar o arroz já que ele não pode ser ingerido em sua forma in natura.

Essas duas categorias de alimentos são os que devem compor toda a base de uma dieta saudável e balanceada que vise qualquer tipo de objetivo, passando do emagrecimento até a hipertrofia. Entretanto, foram criadas outras duas categorias que devemos nos atentar.

Alimentos processados: são alimentos produzidos pela indústria de alimentos com adição de açúcar ou sal para torná-los mais atrativos e aumentar seu tempo de validade, como as compotas de frutas, pães, alimentos em conserva, como palmito, azeitona, entre outros. E existem os alimentos ultraprocessados que são os alimentos totalmente produzidos pela indústria, com adição de vários aditivos químicos e que quase não contém traços dos alimentos in natura, como por exemplo, os salgadinhos, os sorvetes, bolachas, chocolates, nuggets.

Esses tipos de alimentos foram criados única e exclusivamente para que as pessoas “perdessem” menos tempo preparando seus alimentos e pudessem voltar para suas rotinas caóticas. Porém, esses alimentos contêm aditivos químicos com alto poder cancerígeno e que não foram preparados para que o nosso corpo pudesse digeri-los e absorve-los podendo gerar problemas muito sérios e perigosos a saúde.

A chave de uma alimentação saudável está na escolha de alimentos “de verdade”, alimentos minimamente processados e in natura já que esses são alimentos que contém apenas os nutrientes que nosso corpo foi preparado para metabolizar (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais). O tempo gasto com o seu preparo não é um tempo “perdido”, mas sim, um tempo “ganho” de saúde e alta qualidade de vida. Sua saúde vale mais do que um alimento processado, busque sempre comida de verdade!

Isabela Lazzarini Lopes

 

ISABELA LAZZARINI LOPES

Gostou deste artigo? CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde