A importância dos micronutrientes

Para formular uma dieta completa para hipertrofia ou perda de peso sabe-se a necessidade de calcular a necessidade diária dos carboidratos, proteínas e lipídeos, ou seja, os macronutrientes. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que os micronutrientes, compostos pelas vitaminas e pelos minerais, também têm um papel importantíssimo e que se forem deixados de lado podem comprometer o resultado final da dieta.

0507-Nutrifitness-A-importancia-dos-Micronutrientes-SITE

Os micronutrientes têm esse nome por serem moléculas de peso menor, porém a sua importância para uma dieta completa é gigantesca já que cada vitamina e cada mineral tem uma ação que auxilia no perfeito funcionamento do organismo.

Por exemplo, a vitamina A age como antioxidante e é muito importante no combate a doenças cardiovasculares e cânceres; a vitamina C e a vitamina E são importantes antioxidantes que são responsáveis por neutralizar o excesso de radicais livres produzidos durante os exercícios físicos; a vitamina D é importante para melhorar a absorção de Cálcio que irá agir diretamente na saúde dos ossos (tornando-os mais resistentes contra possíveis lesões); as vitaminas do complexo B atuam como responsáveis pela saúde mental e emocional do ser humano, além de ainda atuarem como coenzimas.

Os minerais como o zinco e o selênio são também antioxidantes e conhecidos como “minerais da beleza” uma vez que por agirem contra os radicais livres, combatem o envelhecimento precoce e melhoram a saúde do corpo e são encontrados em diversos alimentos como as amêndoas, gema de ovo, legumes.

Todos esses micronutrientes podem ser encontrados nos alimentos e sua necessidade diária (recomendadas pelas DRI’s – Dietary Reference Intakes) podem ser alcançadas apenas com a ingestão desses alimentos, sem precisar de uma suplementação.

É claro que se um indivíduo não consegue ingerir a necessidade diária de cada micronutriente, faz-se necessária a utilização de polivitaminicos (desde que a necessidade seja de vários micronutrientes) ou a reposição de cada um separadamente (mais específica para quem tem deficiência de 1 ou 2 micronutrientes. Porém, é extremamente importante salientar que tudo o que puder ser alcançado apenas com a ingestão de legumes, verduras e frutas é melhor do que através de suplementos.

Portanto, uma dieta rica não envolve apenas os macronutrientes, mas também todos os micronutrientes que juntos irão completar perfeitamente a dieta.

 

ISABELA LAZZARINI LOPES

Gostou deste artigo? CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde