Raiz tuberosa, esse roxinho vegetal é doce e conhecido por seus altos teores de açúcar e ferro.
Componente da culinária brasileira, na Europa a beterraba se destaca como fonte de produção de açúcar.
No nosso país, seu agradável sabor é bem aceito no preparo de saladas, sopas e até sucos. Em formato de peão e com sua casca vermelho-arroxeada, a beterraba é um excelente aliado do combate às anemias.
Função:
A beterraba tem função de tirar a acidez do corpo, deixando-o mais alcalino. Suas funções terapêuticas são muito eficientes no combate as anemias (ferropativas e perniciosas) e no tratamento da cirrose. Tônica das glândulas endócrinas, a beterraba ajuda na terapia das afecções do baço e do fígado; nos casos de escoriações e inflamações e no combate a tosse persistente.
Partes usadas:
Raiz, folhas com telas
Princípios ativos:
Aminoácidos (asparagina, glutamina); carboidratos; açucares (sacarose, oligossacarídeos e polissacarídeos); sais minerais (potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro, manganês, cobre, silício e cloro); vitaminas (A, B1, B2, niacina, C); ácidos (málico, tátarico, cítrico, glicólico, glutárico, oxálico, adipico); caroteno e fibras
Modo de usar:
Consumir 1 xícara, três vezes ao dia no tratamento das anemias e nos quadros de cirrose. O suco, feito com a beterraba, é diurético, refrescante e fortalece os tendões.
DA FEIRA A FARMÁCIA
NATUROTERAPIA NUTRICIONAL
“Os maravilhosos remédios da natureza”
Eliane Petean Arena
Nutricionista – CRN: 3267
Farmacêutica Eespecialista em Fitoterapia– CRF: 15154
Gostou deste artigo?
CLIQUE AQUI e confira todos os posts da série Da Feira à Farmácia!