Os Exercicios de Calistenia

Modalidade de atividade física, que usa o peso do próprio corpo como resistência para treinos que envolvem equilíbrio e força, a calistenia é uma prática extremamente saudável e apropriada para a grande maioria das pessoas.

0416-Calistenia-Os-Exercicios-de-Calistenia-SITE
Nesse estilo de trabalho físico, o corpo e o abdômen são considerados as principais ferramentas de suporte e há uma grande variedade de exercícios básicos envolvidos, como a flexão, o agachamento, o uso da barra fixa e a prancha, movimentos esse que são combinados com a coordenação motora, o esforço físico e muito sincronismo.

Um treino calistenico para os membros superiores, envolve basicamente as flexões e a sustentação do corpo nas as barras. Os exercícios feitos na barra exigem condicionamento das costas e dos bíceps e as flexões são ideais para o aumento de músculos no peito, ombros e tríceps, além de auxiliar a aquisição corporal de estabilidade e resistência muscular.

Já para o treino dos membros inferiores, os agachamentos e os exercícios abdominais são os mais indicados. Quando se pratica os agachamentos, toda a nossa mobilidade melhora. As caminhadas e corridas também ganham mais agilidade e velocidade, pois a calistenia fortalece rapidamente toda a estrutura muscular e também aumenta a densidade mineral óssea. Por tudo isso que a modalidade é classificada como exercício composto, ou seja, trabalha mais de um grupo muscular, ao mesmo tempo.

Os abdominais, outra modalidade bastante explorada na calistenia, ajudam na manutenção da tonicidade muscular, evitando a degeneração das fibras que, com o passar dos anos, acabam relaxando pela pressão e pelo peso dos órgãos. Os exercícios para o abdômen também ajudam a manter o tronco ereto, evitando a diminuição das funções orgânicas.

É bom lembrar de ter paciência e persistência, pois a prática deve ser realizada dentro do limite de cada um e ir aumentando a intensidade de acordo com a possibilidade e a necessidade de cada biotipo.

O que é preciso entender é que os exercícios abdominais fortalecem a musculatura dessa parte do corpo, mas não eliminam a gordura acumulada nessa área. Essa redução depende de outras iniciativas associadas, como a atividade aeróbica e a reeducação alimentar global.

Depois de conhecer o cardápio de exercícios da calistenia, é bom lembrar de ter paciência e persistência, pois a prática deve ser realizada dentro do limite de cada um e ir aumentando a intensidade de acordo com a possibilidade e a necessidade de cada biotipo. A perfeição da realização requer tempo, persistência e resistência.

Além do mais, não podemos nos esquecer que toda atividade física deve ser acompanhada por um profissional, para que não aconteçam acidentes. A hidratação também é fundamental.

É importante que você se permita iniciar com paciência, não tente realizar todos os movimentos e com alta intensidade. Não pense que por serem poucos, esses exercícios podem se tornar desestimulantes.

A calistenia tem começo, meio e continuação!

 

GABRIEL PETEAN ARENA – ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Gostou deste artigo?

CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!