Dieta da moda x Dieta personalizada

Graças a explosão do mundo fitness, encontramos diversas dietas em todos os lugares, na televisão, nas revistas, na internet, na rodinha de conversa das amigas.São as famosas “dietas da moda” como a dieta da Sopa, da Proteína, Paleo, de alguma celebridade… Mas, será que elas funcionam para você?

dieta - centro de nutrição celular

A mídia valoriza constantemente mulheres magras, bonitas, atléticas relacionando essa imagem com satisfação corporal, sucesso, bem estar e para que você alcance esse visual de “corpo perfeito” as revistas vêm cheias de dietas. Com a grande pressão social, cada vez mais as mulheres estão ficando insatisfeitas com a sua imagem e acabam seguindo essas dietas no objetivo de ficarem iguais as mulheres capas das revistas.

Valorizar a pessoa como sendo única e aplicar um cardápio válido para ela é essencial para que cada uma alcance seu objetivo.

Mas o que elas não sabem é que existe um processo chamado de “individualização de dietas”, ou seja, ninguém é igual a ninguém portanto dificilmente um corpo responderá exatamente como outro. Portanto, valorizar a pessoa como sendo única e aplicar um cardápio válido para ela é essencial para que cada uma alcance seu objetivo.

O problema é que muitas mulheres que seguem essas revistas, realmente emagrecem. Mas como isso é possível? Simples: essas dietas geralmente são de baixas calorias, e quando reduzimos a quantidade calórica diária é normal que seja perdido peso. Perder peso, apesar de ser um processo difícil, é mais fácil do que o passo seguinte: o de manter o peso.

E é nesse momento que as dietas coletivas restritivas mostram quem elas realmente são. Quando a pessoa consegue emagrecer, ela automaticamente para de seguir essa dieta e volta a comer da maneira que sempre comeu, assim ela engorda novamente tudo o que perdeu e, provavelmente, até ganhe alguns quilinhos a mais. Passando pelo “efeito rebote”, ou seja, seu corpo passou tanto tempo recebendo uma dieta super restritiva que quando ele receber a quantidade de comida que era de costume, ele passa a estocar mais já que ele acha que pode ser privado de energia como já aconteceu antes.

O objetivo do nutricionista é ensinar as pessoas a comerem de maneira correta.

Já a dieta individual não, ela faz a pessoa emagrecer e se manter assim já que ela é uma reeducação alimentar de acordo com os hábitos alimentares de cada um. O objetivo do nutricionista é ensinar as pessoas a comerem de maneira correta, nutrindo seu corpo, melhorando seu humor, sua saúde, seu físico e é por isso que o profissional deve ser valorizado.

Ao seguir uma dieta que não foi especificamente prescrita para você, você corre o risco de estar ingerindo menos ou mais do que o necessário fazendo com que você fique doente ou então, engorde em vez de emagrecer, fique com falta de alguma vitamina, de algum mineral, te afastando ainda mais do seu objetivo. Valorize seu nutricionista, acredite em seu trabalho e não aceite uma dieta que não é sua, afinal, você é único e merece ser tratado como tal.

Isabela Lazzarini Lopes

Gostou deste artigo?

CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!