Ingestão de Proteínas e o Balanço Nitrogenado

É comum vermos várias pessoas preocupadas com a saúde e buscando melhorar através de uma alimentação adequada e exercícios, o seu físico. Para as pessoas que buscam um aumento de massa magra, é necessário que sua dieta seja composta por todos os macronutrientes devidamente adequados e principalmente de proteínas que irão auxiliar na construção dos músculos. Mas como saber se a ingestão está adequada?

balanço nitrogenado

Para sabermos se estamos ingerindo uma quantidade adequada para o anabolismo muscular e necessário conhecermos uma fórmula muito importante: a fórmula do balanço nitrogenado. Isso, nada mais é do que a relação entre a ingestão de nitrogênio (proveniente da molécula de proteína) e o nitrogênio perdido na urina, fezes e suor.

Quando temos por objetivo o anabolismo muscular, ou seja, a construção de músculos, é necessário que esse balanço esteja positivo, entrando  mais nitrogênio do que saindo.

Quando temos por objetivo o anabolismo muscular, ou seja, a construção de músculos, é necessário que esse balanço esteja positivo, entrando  mais nitrogênio do que saindo, o que favorecesse não só os praticantes de atividade físicas, mas também, crianças em fase de crescimento que precisam de um maior aporte proteico para seja suprida a demanda energética necessária para o crescimento saudável delas e também,  mulheres gestantes ou lactantes, que precisam dessa maior quantidade de proteína também já que estão formando um feto e depois alimentarão essa nova vida. Portanto, essa positividade no balanço é crucial para que ocorra o crescimento celular e como consequência o anabolismo.

Já o balanço nitrogenado negativo, é quando sai mais nitrogênio do que entra, fazendo o processo inverso do anabolismo, o chamado catabolismo muscular. Essa negatividade no balanço é capaz de provocar problemas na cicatrização de tecidos, já que o aporte proteico necessário não está sendo suprido, fazendo com que a cicatrização seja ineficiente e também, que ocorra perda de massa magra.

O balanço nitrogenado negativo é capaz de provocar problemas na cicatrização de tecidos.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que, muitas vezes, as pessoas que se encontram com esse balanço nitrogenado negativo são pessoas que ingerem as quantidades recomendadas ou até além do que é recomendado, excedendo o valor estipulado de ingestão de proteínas. Então, por que isso acontece? Simples: elas se preocupam tanto com a ingestão correta de proteínas para promover o famoso anabolismo que acabam se esquecendo dos outros macronutrientes, como os carboidratos e lipídeos, que seriam utilizados para a obtenção de energia. Como eles estão em falta, a proteína que serviria para construir os músculos e reparar tecidos danificados é desviada de suas funções e é usada para gerar energia, fazendo com que a necessidade de nutrientes não seja suprida e essas pessoas acabem perdendo massa magra. Assim, elas entram em processo de catabolismo e perdem os músculos que lutaram tanto para construir.

Portanto, dê valor a sua nutricionista esportiva, pois é função dela prescrever uma dieta adequada com todos os macronutrientes bem distribuídos para que seu corpo exerça todas as funções necessárias e ainda, fazer com que você alcance o físico dos seus sonhos!

Isabela Lazzarini Lopes

Gostou deste artigo?

CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!