Os suplementos estão cada dia mais presentes da vida das pessoas que frequentam as academias. E eles são vários: alguns usados no pré-treino para dar pique e energia, outros no pós-treino para suprir as necessidades, outros antes de dormir para auxiliar no anabolismo noturno… Mas será que todas as pessoas precisam de suplementos?
Como o próprio nome sugere, os suplementos devem ser utilizados para “suplementar”, ou seja, enriquecer nutricionalmente, uma dieta já prescrita e individualizada para cada esportista. Não adianta comprar inúmeros suplementos bons e caros, se eles não forem devidamente estudados e inseridos de maneira inteligente no plano alimentar. Isso serviria apenas para gastar dinheiro de maneira errada (e isso ninguém deseja, não é mesmo?).
Apostar em uma alimentação completa e rica em nutrientes que supram a sua necessidade diária é a chave para alcançar o seu objetivo
Apostar em uma alimentação completa e rica em nutrientes que supram a sua necessidade diária é a chave para alcançar o seu objetivo, seja ele o aumento de massa magra, a perda de gordura ou até os dois juntos. Então, vocês devem estar pensando “em qual momento então a suplementação é válida?” Simples: ela é importante no momento em que a alimentação não poderá estar presente. Vejam um exemplo: saiu do treino e não poderá comer logo em seguida? Então o suplemento pós treino é necessário. Você não consegue comer de manhã porque se sente enjoado? Então uma fonte de proteína e de carboidrato na forma de suplementação será muito bem-vinda!
A suplementação é importante no momento em que a alimentação não poderá estar presente.
Outro momento em que a suplementação é muito importante também, seria para suprir grandes quantidades calóricas e energéticas de alguns tipos de esportistas. Uma dieta feita para um fisiculturista ou para um maratonista tem uma quantidade calórica e energética maior do que a dieta de pessoas comuns que fazem exercícios mais leves, já que o gasto calórico que eles terão também será maior. Então a suplementação usada para que o atleta alcançar seu valor calórico diário é uma ótima vantagem, já que para chegar nesses valores seriam necessárias grandes refeições ao longo do dia e muitas pessoas não têm tempo nem fome suficiente para isso.
A verdade é que não existe uma fórmula pronta, por isso tanto a dieta quanto a suplementação devem ser individualizadas de acordo com as atividades, rotina de exercícios e horários de cada um. Uma dieta pode ser nutricionalmente perfeita, com todos os macros e micronutrientes distribuídos minunciosamente, porém se ela não foi feita exclusivamente para você, pode ser que ela não funcione.
Faça escolhas inteligentes. Gaste seu dinheiro com sabedoria para que os benefícios trazidos pela suplementação adequada sejam alcançados tanto no seu físico quanto no seu bolso.
Isabela Lazzarini Lopes
Gostou deste artigo?
CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!