Musculação na Adolescência

Fazer atividade física em qualquer etapa da vida é um bem que devemos cultivar sempre! Mas até onde podemos ir? Até onde devemos permitir, incentivar ou então proibir?

0815-Manual-Musculacao-na-adolescência-site-00

Sabemos que a atividade física para crianças e adolescentes sempre é bem aceita, já que promove benefícios como o estimulo do crescimento e o desenvolvimento, prevenção da obesidade, incremento da massa óssea, aumento da sensibilidade à insulina, melhora do perfil lipídico, diminuição da pressão arterial, desenvolvimento da socialização e capacidade de trabalhar em equipe.

Musculacao-na-adolescencia-01

Mas também sabemos que a mesma atividade física, quando feita de forma impropria, para o corpo, a idade ou em prejuízo do desenvolvimento motor, pode ocasionar sérios problemas como lesões, traumas e ate mesmo fraturas.

Hoje, frequentar academias para ganhar um corpo torneado é um hábito que está fazendo com que os adolescentes comecem mais cedo a pratica da musculação.

 

Musculacao-na-adolescencia-03

Muitas vezes, eles chegam ate as academias por indicação de amigos que estão fazendo também, estimulados por revistas e ate mesmo incentivados pela mídia, mas quase sempre sem nenhuma indicação ou pré-exames para saberem se estão aptos a tal atividade.

Alguns até abusam, levantando o máximo de peso para ficarem musuculoso! Ficar bombado: esse é o objetivo, mas muitas vezes podem prejudicar mais do que ajudar o próprio corpo.

Musculacao-na-adolescencia-04-O ideal é que os adolescentes procurassem um profissional qualificado, para orientá-los da maneira correta. Só com uma boa indicação e bem supervisionada é que a musculação pode ser uma prática na adolescência, O que não pode haver é a intenção do ganho muscular em um corpo que ainda está em natural desenvolvimento. Aumentar a massa muscular não deve ser o objetivo nessa fase da vida, principalmente antes do pico do estirão, que é o tempo biológico em que o corpo começa a deixar para traz a feições de criança e começam a aparecer os traços do adulto.

Musculacao-na-adolescencia-05Essas mudanças nas meninas geralmente costuma ser por volta de dos 12 e 14 anos e nos meninos, aos 14 e 16 anos. Quando a altura começa a desacelerar é sinal que a fase do estirão já esta passando. Para se ter uma ideia, nessa época, o menino ainda não possui taxa suficiente de testosterona para ajudar no ganho de massa muscular.

Quando o objetivo da atividade física é ganhar massa muscular, é necessário fazer uso de cargas pesadas e sem supervisão, essa prática pode ocasionar sérios danos à coluna vertebral, na placa epifisária, que é uma estrutura localizada nas extremidades dos nossos ossos, responsável pelo seu crescimento longitudinal.

E quando nosso corpo é colocado sobre pressão de cargas pesadas, essa estrutura delicada se fecha para suportar o peso, fazendo com que o ritmo de crescimento do corpo diminua. Com a atividade, pode acontecer também de acontecer uma diminuição do hormônio IGF-1 que também é responsável pelo crescimento.

Segurança é o principal nessa fase da vida, pois o sistema locomotor ainda esta imaturo para grandes esforços.

unten

Musculacao-na-adolescencia-06Porem, com orientação e alimentação corretas e supervisionadas, a pratica não oferece riscos. Quando bem orientada, a partir dos 12 anos (respeitando sempre o tipo biofísico de cada um), respeitando uma carga horaria de no máximo 40 minutos diários e três vezes por semana, com o uso de cargas leves, o adolescente pode começar um saudável e equilibrado programa de exercícios.

 

Musculacao-na-adolescencia-09Antes de iniciar qualquer pratica esportiva é aconselhável fazer uma avaliação física, para conhecer o seu condicionamento físico.

Musculacao-na-adolescencia-10Quando feita com a orientação, a musculação pode trazer benefícios tais como resistência e força, fortalecimento dos grupos musculares e do tônus muscular, condicionamento cardiorrespiratório, flexibilidade, postura, disposição e aumento da densidade mineral dos ossos. Somente com a falta de supervisão, a musculação pode ser prejudicial, não só com adolescentes, mas em qualquer faixa etária. Mas a sua pratica proporciona melhora na saúde mental, física e intelectual, estimulando a produção de substancias prazerosa e vigorosa ao corpo em qualquer fase da vida. Além de tudo isso, a alimentação adequada é fundamental para resultados corporais positivos, principalmente para quem esta em fase de crescimento.