O pâncreas é uma glândula imprescindível ao bom funcionamento do organismo humano. Situada atrás do estômago, ela é encarregada de secretar alguns sucos que permitem a digestão dos alimentos.
Na verdade, o pâncreas possui duas funções: a primeira é essa função de produzir sucos digestivos e enzimas que ajudam a partir em pedaços menores, as proteínas, os açúcares e as gorduras, para que possam passar para o intestino, auxiliando assim, na digestão dos alimentos e metabolismo dos nutrientes.
A segunda função é importante na produção de hormônios, como a insulina e o glucagon, os quais regulam a forma como o organismo utiliza os açúcares.
Alguns problemas no pâncreas são:
- Diabetes, em que as células do pâncreas não produzem insulina, no caso da diabetes tipo 1 ou produzem insulina em quantidade insuficiente ou normal, mas o organismo não a consegue utilizar, no caso da diabetes tipo 2;
- Pancreatite, que é uma inflamação do pâncreas, geralmente, causada por cálculos da vesícula que se movem para junto do ducto pancreático, provocando uma obstrução.
Um dos sintomas dos problemas do pâncreas é a dor abdominal, que é um dos sintomas mais comuns, podendo iniciar de forma súbita e tornar-se progressivamente mais forte e contínua.
Nozes e sementes oleaginosas, como girassol ou sementes de abóbora, também são recomendados, pois elas têm quantidades significativas de vitaminas B e E, além de sais minerais
Normalmente, a dor ocorre no centro do abdômen, onde o pâncreas está localizado, espalhando-se para a parte superior e inferior do mesmo. Geralmente, ocorre um aumento da dor quando o indivíduo se deita de costas. Outros sintomas associados aos problemas pancreáticos são: diarreia com eliminação de gordura nas fezes e náuseas e vômitos após alimentação, geralmente associados à dor. Estes sintomas ajudam a identificar e diagnosticar alguns problemas neste órgão.
Alimentos benéficos para o cuidado do pâncreas são as frutas, pois seus níveis de vitaminas e minerais que fornecem ao organismo são antioxidantes e protegem contra muitas doenças.
Porém, alguns cuidados devem ser tomados. É bom não exagerar no consumo das frutas menos recomendadas para cuidar do pâncreas, que são a banana e a manga. Nozes e sementes oleaginosas, como girassol ou sementes de abóbora, também são recomendados, pois elas têm quantidades significativas de vitaminas B e E, além de sais minerais.