Refluxo Gástrico
Refluxo gastroesofágico (RGE) é definido como a passagem involuntária de conteúdos gástricos no esôfago. Esse é um processo fisiológico normal que acontece ao longo do dia, em crianças saudáveis e adultos.
Conteúdos de RGE podem incluir comida e bebida ingerida, além de saliva, suco gástrico ou pancreático e secreções biliares. A maioria dos episódios de refluxo acontece no esôfago distal, é breve e assintomática. Regurgitação é definida como passagem de refluxo de conteúdos gástricos na faringe oral. Já, o vômito é definido como expulsão do refluxo de conteúdos gástricos pela boca.
O Refluxo Gastroesofáfico acontece durante episódios de relaxamento passageiro do esfíncter esofageano inferior (EEI) ou com a adaptação inadequada do tônus do esfíncter a mudanças em pressão abdominal. Os sintomas que o refluxo gera são rouquidão, disfonia, queimação na garganta e garganta seca, limpeza freqüente da garganta, tosse crônica, disfagia e apneia.
Dieta para Refluxo gastrico
A dieta para refluxo gastroesofágico é útil para evitar o retorno dos alimentos do estômago para o esôfago, evitando a inflamação e a dor no esôfago. Na dieta para evitar refluxo gastroesofágico é importante diminuir o consumo de:
- Carnes gordurosas e embutidos,
- Chocolate,
- Bebidas alcoólicas,
- Café e bebidas com cafeína como coca-cola e chá verde
Estes alimentos têm que ser evitados na dieta alimentar para refluxo gastroesofágico porque aumentam o ácido no estômago e a probabilidade de refluxo.
Quando o esôfago já se encontra inflamado, outros alimentos devem ser evitados para não agravar o quadro. Esses alimentos são: sucos cítricos, tomate, refrigerantes, além de produtos crocantes como batatas fritas e biscoitos. Além destes cuidados alimentares, é também importante:
- Evitar refeições muito volumosas e ricas em gordura,
- Não comer 3 a 4 horas antes de se deitar,
- Evitar o fumo,
- Permanecer de pé e não fazer exercícios logo após as refeições,
- Evitar roupas apertadas, especialmente após uma refeição,
- Evitar medicamentos anticolinérgicos como artane, akineton, bentyl, usados na doença de parkinson e em diarreias..
Além de fazer uma dieta leve, especialmente indicada para refluxo gastroesofágico, o paciente pode tomar um antiácido uma hora após as refeições e outro na hora de dormir, para neutralizar o acidez do estômago.
Dicas do CNC
Neste mês de abril, nosso cuidado é com o estomago. Aqui vai uma receita de um mingau proteico e de fácil digestão para quem sofre desta patologia e não pode tomar liquido antes de dormir.
Sugestão de Receita:
Mingau proteico
Ingredientes:
- 200 ml de leite de arroz
- 1 colher de sopa de aveia
- ½ colher de sopa de quinua flocos
- 1 colher de chá de canela
- 10 g de glutamina
- 1 colher (sopa) de mel
Como fazer
Em uma panela, misture o leite de arroz , a aveia e a quinua flocos e leve para aquecer, em fogo baixo, por 3 minutos. Depois acrescente a canela a glutamina e o mel. Coma morninho
Gostou desta Receita?
Esta receita faz parte de uma série de Receitas Funcionais sobre cuidados com o Estômago. CLIQUE AQUI e confira outras receitas deliciosas e nutritivas!