Trabalho e Nutrição
Quando o assunto é alimentação, é preciso fazer a escolha certa, tanto no trabalho, quanto no lazer. Algumas combinações são estratégicas por reunir as vitaminas, as proteínas e os minerais que o corpo precisa. Enfim, casam muito bem.
O tipo de alimentação, a quantidade e a absorção varia conforme a atividade que cada profissional exerce. Trabalhos braçais, de maior esforço físico (carregadores, jardineiros, atletas, agricultores, entre outros que utilizam força muscular e mobilidade corporal constantemente) exigem maior quantidade de energia; já os trabalhadores sedentários (profissionais que trabalham mais com a parte intelectual) gastam menos energia física e necessitam de maior absorção de nutrientes para reposição da energia mental. O rendimento profissional está diretamente relacionado com a qualidade de vida e, portanto, com o seu cardápio.
Alimentação correta… desempenho garantido.
Para os profissionais como designers, arquitetos, publicitários, que têm que estar com a cabeça a mil e as ideias em alta, sempre desenvolvendo mecanismos de criatividade, os alimentos mais indicados são: o abacate, a castanha do Pará, as ostras, o peixe e o damasco. Para os profissionais da área da saúde que precisam se concentrar em detalhes, são essenciais alimentos que regulem a conexão entre as células nervosas e influenciem o sistema cognitivo tem. Assim, nesse caso, são recomendados alimentos tais como os vegetais de folhas escuras, a camomila, o café e o leite. Já, os profissionais que precisam da força física, devem ingerir alimentos que tragam disposição, tais como os ricos em carboidratos e proteínas, para manter a musculatura acordada e também a tainha, chia e a acerola. E quem exerce funções que pedem raciocínio rápido, necessita de itens que aumentem a concentração, como peixes e ovos (cozidos ou mexidos, turbinam os neurotransmissores que ativam a memória). A alimentação interfere na boa forma e no funcionamento do organismo. As propriedades nutritivas dos alimentos agem diretamente no humor e, por tabela, no desempenho do trabalho. O seu café da manhã, almoço e jantar devem ser escolhidos de acordo com as necessidades que você terá no decorrer do dia.
Eventos no CNC
No mês de abril, o projeto Estético Natural trouxe novidades sobre as propriedades estéticas do avocado com a parceria da empresa Avocada Jaguacy e a utilização de alguns óleos para a longevidade, a renovação celular, os benefícios dos antioxidantes e muito mais. No dia 30, teremos a empresaria Ana Lucia que apresentará algumas peculiaridades alimentares provenientes da Itália, que colaboram para um abdômen perfeito. Além toda esta programação, o CNC também ofereceu a palestra “Nutrindo o Corpo e a Mente”, com a nutricionista Eliane Petean Arena.
Novidades no CNC
A Psicóloga Cinthya Gouveia estará agitando o Nutripapo com o tema “transtornos alimentares”. O bate papo acontecerá no dia 14 de maio, às 20 horas. A entrada é franca, mas é preciso que os interessados reservem a vaga, pois os lugares são limitados.
Atualidades
Hoje, a dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Muitos são os tratamentos, mas alimentação é um forte aliado para prevenir, amenizar e fortalecer, caso a doença já esteja instalada. A dieta deve ser leve e de fácil digestão e absorção e é imprescindível aumentar a resistência imunológica do paciente. A ingestão de vitamina A, zinco, glutamina, vitaminas do complexo, vitamina C e selênio, contribuem para a melhora do sistema imunológico.