As datas comemorativas, como o Natal e o Ano Novo, deixam as pessoas que fazem e mantêm dietas, assustadas, com medo de exagerar no dia e ganhar novamente os quilinhos indesejados,
Como ninguém é de ferro, e a estratégia é curtir as festividades, dando continuidade à reeducação alimentar através da dieta da compensação. A idéia dessa dieta é equilibrar o consumo de calorias, antes e depois dos exageros ingeridos.
Existem algumas maneiras de manter o peso durante essas datas, repletas de irresistíveis guloseimas. A nossa sugestão é realizar uma dieta digestiva, diurética e rica em fibra para não deixar de aproveitar um só momento das festas de fim de ano.
Aplique a lei da compensação, juntamente com as propriedades terapêuticas dos alimentos
Compense antes dos excessos: quando o evento é o Natal e o Ano Novo, aconselho planejar a alimentação do mês de dezembro, com os alimentos, temperos, chá, sucos e fitoterápicos magistrais que ajudam na eliminação de excessos de gordura e carboidratos. Também é recomendável a realização da bioimpedância – avaliação corporal (medindo semanalmente a quantidade de músculo, gordura liquido corporal), pois esse exame irá ajudar na verificação do sucesso da compensação, permitindo, assim, os reajustes necessários.
Clique aqui para baixar este manual em pdf
Presente de Natal: Nutrição Celular
A Nutrição Celular atuando no Natal como um presente na sua cozinha e sua saúde
O equilíbrio siginfica estar bem fisicamente e mentalmente, de modo que possamos desfrutar um estilo de vida saudável, da melhor forma possível, independentemente da idade, com mais energia e disposição.
Quando o evento é o Natal e o Ano Novo, aconselho planejar a alimentação do mês de dezembro, com os alimentos, temperos, chá, sucos e fitoterápicos magistrais que ajudam na eliminação de excessos de gordura e carboidratos
Esse conceito de equilíbrio está basicamente ligado a uma boa alimentação. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 50% das doenças que mais matam no mundo, hoje estão relacionadas ao desequilíbrio nutricional.
Colesterol, obesidade, hipertensão, câncer, doenças cardiovasculares, derrame, dia- betes e suas complicações estão cres- cendo em progressões assustadoras. Comer bem é diferente de nutrir bem, basta olhar a epidemia de doenças que vivemos nos dias atuais.
A nutrição celular é uma especialidade que visa averiguar se, as células do corpo, as menores unidades vivas do nosso organismo, recebem todos os nutrientes que foram ingeridos nas refeições, na quantidade certa e ideal para cada necessidade de sua função biológica. Só nutrindo adequadamente as células, todo o organismo se torna capaz de funcionar melhor e com elevado desempenho metabólico. A nutrição, em nível celular, é mais do que simplesmente acrescentar novas vitaminas, alimentos saudáveis, sucos e etc. É a mudança definitiva de conceitos e de hábitos alimentares.
Natal e a Alimentação Saudável
Quando o Natal começa a aproximar, se alguém pensava seguir ou tinha já começado um plano de emagrecimento, é quase certo que, nesta altura, ou desiste, ou suspende aquilo a que se tinha proposto. Como em qualquer ocasião festiva, tudo se passa à volta da mesa.
Sabe-se que a comida sempre foi pretexto para a socialização. Nada de mal nisso, não fossem os exageros.
Ao contrário do que habitualmente se pensa, não são necessárias privações. Basta saber escolher os alimentos certos e a quantidade ideal para desfrutar de cada comemoração.
A alimentação funcional deixou de ser um tabu e passou a fazer parte da vida das pessoas que se preocupam cada vez mais com sua saúde e de sua família.
Existem hoje no mercado, alimentos funcionais que exercem funções metabólicas ou fisiológicas no organismo. Dentre eles, podemos citar os temperos funcionais, que podem estar inclusos até na sua ceia de natal.
Temperos Funcionais
Mas o que é tempero? É o nome que se dá a um conjunto de condimentos cuja função é realçar o gosto dos alimentos.
Vale ressaltar que não se deve confundir esses temperos com os “temperos industrializados”, produtos que não possuem propriedades nutricionais e são muito prejudiciais à saúde por serem ricos em sódio, gorduras trans e componentes químicos sintéticos, todos incompatíveis com o nosso metabolismo. A única função desses ingredientes artificiais é “melhorar” o sabor. Ricos em nutrientes, como vitaminas e sais minerais, os temperos naturais também contêm quantidades razoáveis de fibras.
Agora, já se sabe que aquela salsinha, salpicada displicentemente sobre o arroz branco ou misturada ao molho de tomate, pode ajudar a manter o equilíbrio hormonal do corpo! De A a Z, a lista de temperos que trazem benefícios ao organismo cresce a cada dia.
Aí você vê uma lista que mostra quais benefícios alguns temperos podem trazer a sua saúde. Usados, tanto na sua ceia de Natal como no seu dia-a-dia, esses ingredientes podem dar um sabor especial aos pratos de sua cozinha, além de fazer bem, que é o mais importante.
Açafrão
Antioxidante e antiinflamatório.
Para arroz, sopas, carnes, pães e bolos.
Alecrim
Digestivo e antioxidantePara carnes e aves em geral, peixe, molhos, sopas e cozidos.
Alho
Antioxidante e digestivo; melhora a circulação sanguínea. Para carnes, aves, molhos em geral e refogados.
Canela
Digestiva e antioxidante; ajuda a prevenir osteoporose, a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa. Para compotas, infusões, marinados, picles e ensopados (em casca) e bolos, pães, biscoitos, mingaus e doces (em pó).
Cardamomo
antioxidante. Para pratos indianos, tortas e bolos escandinavos, carne de carneiro e porco, fígado, peixes e sopas.
Cebola
Antioxidante e digestiva. Para a grande maioria dos pratossalgados.
Coentro
Antioxidante. Para peixes e frutos do mar (fresco) e molhos, sopas, carnes e aves (em grãos moídos ou socados).
Cravo-da-índia
Ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e a diminuir o colesterol. Para doces, pães, marinados, assados de porco, molhos e “chutneys”.
Gengibre: antioxidante; ajuda a tratar problemas gastrointestinais e a combater infecções e doenças cardiovasculares. Para pratos da culinária baiana e japonesa (cru como acompanhamento), picles, molhos, doces, bolos, pães, saladas e carne de porco.
Louro
Antioxidante Para cozidos, assados, feijões e carnes grelhadas.
Mostarda: antioxidante. Para conservas, pães, assados, picles e marinados (em grão) e carne de porco, embutidos, peixes e maionese (em pó ou pasta).
Orégano
Digestivo, antioxidante, antibacteriano e antibiótico. Para molhos italianos, ensopados, espetinhos (de carneiro e porco), sopas e peixes assados.
Pimentas
Antioxidantes. Para a maioria dos pratos salgados, mas sem exagero -como são ácidas, em excesso podem afetar o sistema gastrointestinal.
Salsinha
Favorece o equilíbrio hormonal. Para molhos, pastas e patês, saladas, legumes, peixes, sopas e guisados.
Sálvia
Digestiva, antioxidante, antibacteriana e antibiótica. Para carne de boi e porco, peixes firmes, ovos, queijos e saladas
Dicas para a Ceia de Natal
Salmão com ervas aromáticas
Ingredientes
- 2 postas de salmão,
- Sal,
- Hortelã picada,
- Orégãos,
- 2 dentes de alho picados,
- Pimenta moída
- 1 colher (chá de azeite).
Modo de Preparo
Misturar todos os ingredientes muito bem e barrar o salmão com este preparado. Vai a grelhar no forno (180º).
Acompanhar com legumes salteados , eu acompanhei apenas com salada.
Delicioso!
Carré de leitoa com crosta de ervas e Rösti de Mandioquinha
- 200 g de carré de leitoa
- 1/2 ramo de manjericão
- 1/2 ramo de alecrim
- 1/2 ramo de tomilho
- 1/2 ramo de salvia
- 1/2 talo de salsão
- Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Rösti de mandioquinha
- 30 g de bacon
- 3 mandioquinhas;
- 1 cebola
- Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
Molho do leitão
- 2 litros de água
- 750 ml de vinho tinto
- 2 kg de osso de leitão
- 50 g de extrato de tomate
- 1 dente de alho;
- 1 cenoura
- 1 cebola;
- 1/2 ramo de manjericão
- 1/2 ramo de alecrim;
- 1/2 ramo de tomilho
- 1/2 ramo de sálvia
- 1/2 talo de salsão
- Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
Farofa Light com Frutas Secas
Ingredientes
- 300 g de farinha de mandioca crua
- 2 colheres (sopa) de uvas passas
- 2 colheres (sopa) de damascos picados
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho amassados
- Sal e salsinha a gosto
- 2 tomates picados
- 3 colheres (sopa) de margarina light
- 2 cenouras médias raladas
- salsa para salpicar depois de pronta.
Modo de Preparo
Derreta a margarina light e refogue o alho, a cebola, as cenouras e os tomates. A seguir acrescente o restante dos ingredientes.
Arroz Integral com ervas finas
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz integral
- 3 xícaras (chá) de água
- 2 colheres (chá) de azeite
- 2 dentes de alho amassados
- 1 cebola picada.
- Ervas frescas a gosto (salsa, cebolinha, manjericão etc.)
- Sal a gosto.
Modo de Preparo
Numa panela, frite o alho e a cebola no azeite até dourar. Acrescente o arroz e a água. Deixe cozinhar. Na hora de servir, adicione as erva
Salada Delicia de Natal
Ingredientes
- ½ xícara de vagem crua picadinha bem fina
- 4 folhas de espinafre cru picadinho
- ½ de cheiro verde
- 3 folhinhas de dente de leão picadinhos
- 1 tomate picado
- 5 castanhas de caju torradas
- 4 colheres de sopa de abobrinha
- Sal, limão a gosto
Modo de Preparo
Bata a castanha com a abobrinha cozida no liquidificador, temperando a salada.
Peras com açafrão e mel
Ingredientes
- 3 peras descascadas
- 10 pistilos de açafrão
- 4 colher de sopa de mel
- suco de ½ limão siciliano e 1 tira fina de sua casca
Modo de Preparo
Coloque as peras numa panela e cubra com água.Adicione o açafrão, o mel, as cascas e o suco de ½ limão. Deixe Levantar fervura e abaixe o fogo. Cozinhe as peras por aproximadamente 25 minutos, ou até que estejam ligeiramente firmes no centro quando espetadas com uma faca. Apague o fogo e deixe esfriar no xarope de açafrão. Retire as peras do xarope e leve-as à geladeira. Ferva o xarope até engrossar. Deixe esfriar. Coloque cada pêra no centro de um prato e cubra-as com o xarope.
Após o Natal …Socorro!
Temperos que ajudam eliminar gorduras, e melhoram a digestão
O tempero que usamos na nossa comida pode nos ajudar a eliminar gorduras acumuladas em nosso organismo. Isso tudo porque, alguns temperinhos têm o potencial de aumentar o metabolismo orgânico, quando consumidos.
Conheçam alguns deles:
Pimenta-caiena
Essa espécie de pimenta possui uma substância chamada capsaicina, que sacia a fome e aumenta o metabolismo. Serve como um inibidor natural de apetite e acelera a queima de gordura. A pimenta caiena ajuda ainda a eliminar toxinas e possui ação antiinflamatória e antioxidante.
Orégano
Ajuda na digestão de carboidratos, como pão, batata e pizza. Essa erva também é antioxidante e possui suave ação diurética. Use o orégano em massas, molhos e sopas.
Salsa
Possui efeito diurético, e reduz a formação de gases e o inchaço da barriga. A salsa contém substâncias que ajudam na digestão e eliminam toxinas do organismo. Use e abuse misturando em omeletes, saladas e sopas
Dieta de Desintoxicação
E para depois das festas e indicado uma dieta de desintoxicação. Tudo para que seu fim de ano e começo de 2015 sejam perfeitos.
Detoxificar significa retirar as substâncias potencialmente tóxicas de dentro do organismo.
O processo de detoxificação ou destoxificação ocorre em órgãos como o fígado e intestino, através da ingestão de alimentos ricos em vitaminas e minerais.
Na ausência destes nutrientes, a detoxificação fica comprometida e substâncias tóxicas ficarão acumuladas no organismo, inclusive no tecido adiposo (onde há armazenamento de gordura).
A nutrição é fundamental neste processo de limpeza orgânica.
Para o efeito Detox, basta usar alimentos e fitoquímicos corretos que têm o potencial de nutrir e ao mesmo tempo desintoxicar.
Pois é exatamente essa a proposta da dieta de Detoxificação ou simplesmente Dieta Detox.
Seguir um regime rico em vitaminas, minerais, fibras e água, facilita a eliminação de toxinas residuais e produz uma revitalização de todos os órgãos, incluindo o fígado e os rins.
A mudança para uma alimentação sadia, também ajuda na diminuição do peso, já que promove a dispensa de líquidos retidos (desinchaço), a diminuição da inflamação e do acúmulo de gordura.
O que são fitoquímicos?
Fitoquímicos são substâncias que existem em alguns alimentos e apresentam benefícios específicos à saúde, além dos nutrientes tradicionais que eles contém.
Exemplos de alguns fitoquimicos:
Benefícios da Dieta de Desintoxicação:
- Eliminar toxinas do organismo
- Ativar a circulação e hidratar o corpo
- Limpar o intestino e diminuir o peso
- Intensificar o funcionamento dos rins
- Aumentar a vitalidade e produtividade
- Retardar o envelhecimento
- Reforçar a defesa do organismo
- Prevenir infecções
Gostou deste manual? Não se esqueça de compatilhar com seus amigos!
Venha nos visitar!
Tornaremos o seu ano de 2015 com muita vitalidade,
disposição e saúde! Você e muito especial para nos!
Eliane Petean Arena
Dez/2014