Shake de albumina com maçã e banana
Chef Luiz Fernando S Santos
- 2 colheres de sopa de albumina em pó;
- ½ maçã;
- 1 banana média
- 250ml de água.
Modo de fazer
Coloque a água no liquidificador e logo após o resto dos ingredientes. A seguir, bata bem até ver que a albumina se dissolveu por completo. Este shake é excelente para servir gelado, inclusive com pedras de gelo. Se sentir necessidade de adoçar, procure usar adoçante ou mel.
A albumina é uma proteína de alto valor biológico presente principalmente na clara do ovo, no leite e no sangue. É frequentemente usada por praticantes de musculação como uma fonte proteica de fácil acesso (baixo custo) e boa qualidade (boa variedade dos aminoácidos que a compõe).
Albumina com leite de soja e mel (preferida das mulheres)
Chef Luiz Fernando S Santos
- 250ml de leite de soja (do seu sabor preferido);
- 2 colheres de sopa de albumina em pó;
- 1 colher de sopa de mel.
Modo de fazer
Coloque o leite de soja no liquidificador e em seguida os outros ingredientes. Bata até a mistura ficar homogênea.
Omelete de albumina com peito de peru picado
- 2 ovos;
- 3 colheres de sopa de albumina;
- 1 punhado de tempero verde;
- 100g de peito de peru bem picado;
- 1 copo e ½ de água.
Modo de fazer
Primeiramente coloque a água dentro do liquidificador, para evitar que albumina em pó grude, logo após acrescente a albumina em pó e o ovo (gema e clara). Bata bem até obter uma mistura homogênea. Poderá agora acrescentar o peito de peru na mistura. Então despeje o líquido numa frigideira de maneira que fique bem espalhado. Se a frigideira for de teflon, você não precisará colocar óleo, do contrário prefira óleos mais saudáveis como o de linhaça. Mantenha em fogo brando e espalhe o tempero verde. Se preferir poderá usar sal, mas não exagere, pois o excesso acaba retendo líquido. Quando notar que a omelete tomou consistência necessária para ser virada, vire-a. O tempo para cada virada é de aproximadamente entre 1 a 2 minutos, ou seja, bem rápido.
O ovo é o que nos fornece as proteínas mais completas, além de fornecer gorduras, vitaminas e minerais. A clara é composta quase em sua totalidade por proteínas de natureza viscosa, apresentando baixo conteúdo lipídico, de vitaminas, minerais e carboidratos. Já a gema é uma emulsão lipídica, apresentando 50% de água, uma parte maior de lipídios e outra um pouco menor de proteínas. Sua fração lipídica é composta por 66% de triglicerídeos, 28% de fosfolipídios e 5% de colesterol e ainda 64% doas ácidos graxos são insaturados.