A alergia é uma resposta ou reação imunológica exagerada a determinadas substâncias que, geralmente, não são nocivas ao organismo. O sistema imunológico normalmente protege o corpo contra substâncias prejudiciais, como bactérias e vírus. Por ser um sistema de defesa, ele também reage contra substâncias externas, como o pó, o mofo, o pólen e também pode reagir contra os alimentos. Quando o corpo detecta algum elemento que o sensibiliza, o sistema imunológico entra num estado “frenético” e passa a liberar substancias químicas, como as histaminas, para combatê-lo. A alergia alimentar ocorre dessa forma. Após a ingestão de um alimento por uma pessoa alérgica ao mesmo, pode ocorrer: erupção na pele, ruborização, náuseas, vômitos, câimbras, diarreia, espirros, sensação de obstrução na garganta e congestão nasal.
A alimentação e as alergias
No mundo todo, estima-se que 7% das crianças e 3% dos adultos tenham algum tipo de alergia alimentar. Mas esse quadro parece estar mudando. Vários estudos vêm apontando que as alergias alimentares estão se tornando mais frequentes. Pesquisas têm mostrado que as condições ambientais, a crescente urbanização com seu progresso decorrente e os hábitos alimentares atuais podem estar contribuindo para esta facilitação. Descobrir o que desencadeia o processo alérgico no organismo é um processo que, normalmente, leva algum tempo. Para isso, é necessário analisar a história clínica do paciente, realizar exames laboratoriais, fazer dieta de restrição e, muitas vezes, fazer o teste de provocação oral. Apesar de difícil, esse diagnóstico é necessário para descobrir o que realmente causa a alergia e buscar a melhor forma de conviver com ela.
Eventos no CNC
Em maio, o Centro Nutrição Celular realizou o Projeto Nutrialergia, no qual os pacientes receberam auxílio nutricional para identificação dos alimentos que podem estar lhes causando alguma alergia ou intolerância. Através de questionários de sinais e sintomas, foram realizados levantamentos de alimentos indigestos, bem como testes de restrição dos mesmos nos cardápios individuais. Com o apoio do Projeto Nutrialergia, foi possível identificar os alimentos que deveriam ser retirados e outros que deveriam ser usados com menor frequência no dia a dia.
A partir do projeto, a nutricionista Eliane Petean Arena criou uma série de receitas se glúten e sem lactose. Acesse o site e veja na pasta de serviços no site www.ncbauru.com.br.
Novidades no CNC
Dando origem a uma nova tendência nas dietas alimentares, iniciamos a pesquisa da Dieta dos Quatros Corpos. Um grande grupo foi formado e a partir do acompanhamento nutricional de Eliane Petean Arena, todos componentes serão observados em relação ao comportamento de seus organismos diante de uma dieta em que nutrimos o corpo Físico, o Emocional, o Psicológico e o Transcendental (Espiritual). Para isso, os participantes do grupo realizaram varias avaliações e já iniciaram a primeira fase da dieta. Aguardem os resultados da primeira fase!
Atualidades
Rúcula, alface e agrião devem fazer parte do cardápio de qualquer pessoa, isso porque são levinhos e concentram substâncias importantes para o corpo. A rúcula, por exemplo, esbanja potássio, um mineral que aumenta a elasticidade da parede das artérias, contribuindo para a saúde do coração. Cá entre nós, seria ideal ter a rúcula sempre presente no nosso prato de cada dia.