O chocolate, além da gostosura incomparável, contém mais de 300 substâncias químicas. Esses ingredientes afetam o nosso organismo, trazendo mais energia e capacidade de concentração, além da indiscutível sensação de bem-estar. Mas com todas essas vantagens, o chocolate também contêm outras substâncias que podem nos prejudicar. Mesmo levando em consideração a presença de vitaminas, proteínas e minerais em abundância, você não deve, simplesmente, trocar um belo prato de salada por uma suculenta barra de chocolate. Considerado irresistível pelas consumidoras femininas, o amado chocolate engorda e, como ocorre com quase tudo nessa vida, o seu consumo tem suas vantagens e suas desvantagens. Composto de 8% de proteínas, 60% de carboidratos e 30% de gorduras, o chocolate engorda, mesmo, visto que a quantidade de gorduras presentes em sua composição evidencia um limite superior ao que é desejável para um alimento. Mas, o chocolate também fornece mineral (potássio, cloro, fósforo, cálcio, sódio, magnésio, ferro, cobre e zinco) e vitaminas (A, B1, B2, B3 e E, só não contém as vitaminas C e D). São, ao todo, mais de 300 substâncias químicas presentes na fórmula do chocolate, porém, há três ingredientes especiais: a feniletilamina, que é a substância responsável por provocar em nosso cérebro, a sensação de bem-estar ; o ácido oxálico, um componente perigoso por dar origem ao oxalato de cálcio, um elemento insolúvel, que pode se depositar na bexiga e nos rins, sob a forma de pedras dolorosas e, por último, a cafeína que dá a sensação de recuperação das energias. Esses elementos são bastante evidentes, porém não são nutritivos e, embora o chocolate contenha essas substâncias ativas, diverso do que acreditam algumas pessoas, nenhuma delas vicia.
Um chocolate para cada perfil
Hoje, existem chocolates para todos os gostos e também para todas as necessidades. No caso dos diabéticos, é aconselhável comer os que têm maior teor de cacau que são, geralmente, as versões amargas, com 60 a 70% de cacau (Hershey´s, Lindt, Nestle). Para o doente celíaco, a melhor opção é pelas marcas que não contêm glúten (Toblerone, Kinder, Santa Edwiges, Pan.). Quem tem alergia à lactose também não vai ficar de fora: em lojas especializadas em alimentação especial, já existem os chocolates sem lactose, como os produtos puros, apenas com cacau, ou os chocolates feitos a base de soja (Nestle Classic Zero, Talento Intense Amêndoas). Agora, os chocólatras de plantão também devem estar atentos e consumir, sempre que possível, um produto diferenciado, com maior concentração de cacau: chocolate premium ( Nestle Jubileu Cacau Show…). Procure nas embalagens e conheça a composição das delícias, antes de comprar o seu Ovo de Páscoa.
Eventos no CNC
Em março, o Centro Nutrição Celular realizou o Projeto “Nutrifitness”: uma ideia pra lá de saborosa, para preparar os pacientes com alimentação ideal antes, durante e depois da atividade física. Com foco inicial nos sucos, as nutricionistas do CNC orientaram os pacientes sobre as receitas estratégicas e a melhor ocasião para ingeri-las, seguindo sempre uma relação que envolve as funções terapêuticas dos sucos e o gasto energético da atividade escolhida. O manual “Sucos Nutrifitness” foi especialmente elaborado pela nutricionista Eliane Arena e está disponível para consulta e download na pasta de serviços no site www.ncbauru.com.br
Novidades no CNC
Outra novidade para 2.014 é o “Nutricelular – Exame quântico de sinais e sintomas das deficiências nutricionais ”. Com esse novo método que está sendo implantado no Centro Nutrição Celular, aparelhos de tecnologia avançada avaliam as células, detectando suas deficiências através de metodologias criadas pela física quântica. Esses novos e inéditos serviços do CNC estarão disponíveis a partir de abril. Aguardem!
Atualidades
Parabéns para voce que aprendeu a seguir os caminhos da nutrição e esta procurando se alimentar bem não apenas para curar doenças, mas principalmente para preveni-las.
O seu futuro, é o seu cardápio quem faz.