Existem alimentos que causam alguns desconfortos e às vezes, até manifestações alérgicas em algumas pessoas. Mas o quemuitos desconhecem é que existem diferenças entre a alergia alimentar e a intolerância alimentar. São justamente essas diferenças que podem fazer com que os tratamentos não tenham os esperados, pois a confusão entre as os dois conceitos pode levar, até mesmo, a um tratamento inadequado. A alergia alimentar, também chamada de hipersensibilidade ao alimento, é uma resposta de “irritação” do sistema imunológico a uma determinada proteína contida no alimento, que se expressa produzindo diversos sintomas. Já, a intolerância alimentar, se trata de uma resposta “exagerada” do organismo causada pelo consumo de determinados alimentos, sem que haja a participação do sistema imune nessa resposta. O sintoma mais frequente da intolerância é a diarréia.
Como é diagnosticado o real problema?
Para diagnosticar a alergia, a hipersensibilidade ou a intolerância alimentar, deve-se primeiro determinar se existem alimentos específicos que provocam reações adversas no paciente. Depois, deve ser feita uma avaliação detalhada dohistórico do paciente, desenvolvendo uma espécie de diário alimentar para verificar a sua resposta diante de cada alimento ingerido. Numa terceira etapa, o nutricionista deve recomendar as chamadas “dietas de eliminação”, nas quais, um a um, os alimentos suspeitos de causar alergia passam a ser evitados e os sintomas, acompanhados para verificar sua melhora ou encerramento. Finalmente, os alimentos suspeitos são reintroduzidos na rotina alimentar para verificar se a reação alérgica se desenvolve novamente. Em casos mais difíceis de detectar as alegrias, testes cutâneos e exames de sanguetambém podem ser realizados para diagnosticar as reações do organismo em relação à alimentação.
Eventos no CNC
Em janeiro, o CNC realizou o Projeto “Intolerantoterapia”, alertando os pacientes sobre alguns desajustes que podem surgirsem que sejam diagnosticados por exames laboratoriais, e sim através de um levantamento de sinais e sintomas. Para essa investigação, são elaborados questionários estratégicos que servem para detectar intolerâncias alimentares que, muitas vezes, passam desapercebidas dos próprios pacientes. Por exemplo: por que algumas pessoas estão no seu peso ideal e apresentam o abdômen distendido? Questionamentos como estes estão sendo esclarecidos no Manual das Intolerâncias que está sendo distribuído aos pacientes e também se encontra disponível para consulta e download no sitewww.ncbauru.com.br, basta acessar a pasta de serviços, Para acessar o manual, basta entrar no site e procurar pelo título “Projeto Intolerantoterapia”.
Novidades no CNC
Outra novidade neste ano de 2014 são os Nutrifilmes, onde vamos oferecer, através de pequenos filmes produzidos para veiculação na internet, dicas nutricionais importantíssimas para a sua saúde. O projeto, que prevê a produção de 12 filmes, ao longo do ano, vai abordar diversos temas, sendo um dos primeiros: a água. Cuidado com a água que você bebe; dicas de avaliação da qualidade da água que é vendida no supermercado; informações para observação correta no rótulo da composição química da água engarrafada; a função terapêutica da água; os elementos químicos preocupantes e porque algumas pessoas têm dificuldades em beber água. O primeiro Nutrifilme da série vai responder a essas perguntas e muitas outras surpresas estão reservadas para as próximas edições. Nutrifilmes: em breve no site, na fanpage e no canal do Youtube do Centro Nutrição Celular.
Atualidades
Quando você sobe na balança, será que sabe o que realmente esta pesando? Liquido, gordura ou massa muscular? A partir do momento que conhecemos nossa composição corporal, fica bem mais fácil de controlar e saber se estamos saudáveis e realmente acima do peso. Nem sempre aqueles quilinhos a menos na balança significam que perdemos gordura ou os quilos a mais significam que temos muita gordura. Temos que estar conscientes de que somente o peso total não quer dizer muita coisa. Por isso, entender a diferença entre emagrecer e perder peso é fundamental.